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Topic Cluster: tudo sobre a nova técnica de SEO

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Dentre as práticas mais atualizadas para um bom desempenho em SEO, está o Topic Cluster. Tal estratégia inovadora é capaz de aumentar a relevância do seu site perante o Google. 

De quebra, o domínio pode se tornar autoridade em determinado tema graças ao conteúdo detalhado e ao modo como é organizado em níveis e blocos, facilitando a leitura e a experiência do usuário.

Com as últimas mudanças nos algoritmos desta plataforma, trabalhar a partir de uma base estruturada em tópicos tem-se mostrado mais eficiente do que apenas conteúdos com keywords. E é justamente por este motivo que o Topic Cluster tornou-se tão popular!

Quer saber como funciona essa nova técnica de SEO? Nesta postagem, ensinaremos como agregar esta prática ao seu planejamento de Marketing de Conteúdo e brilhar aos olhos do visitante.

Você vai ler sobre:

  • O que é Topic Cluster e de que forma é possível utilizá-lo;
  • Como criar uma estratégia dinâmica de implementação da técnica;
  • Dicas de aplicação em 4 passos para otimizar a performance no Google.

Acompanhe os próximos tópicos e boa leitura!

Como as pessoas estão pesquisando no Google?

Em 2013, o Google percebeu uma mudança das pessoas no modo de buscar informações. Antes, os usuários faziam buscas por meio de palavras-chave e realizavam consultas a partir de ideias fragmentadas. Hoje, as pessoas fazem perguntas complexas e esperam um resultado satisfatório.

Para atender essa mudança de comportamento, o Google fez uma atualização no Hummingbird. A partir de então, o algoritmo de busca passou a analisar frases e tópicos de pesquisa.

A atualização seguinte ocorreu em 2015 com o lançamento do RankBrain. Esse algoritmo do Google foi projetado para compreender o contexto das buscas que as pessoas fazem. A nova tecnologia associa dados do usuário com pesquisas anteriores para entregar o melhor resultado possível. 

A técnica de Topic Cluster foi desenvolvida para acompanhar a nova forma que os buscadores estão respondendo às mudanças de comportamento dos usuários. Sendo assim, pensar uma estrutura de conteúdo, hoje em dia, é considerar de que forma as pessoas estão fazendo perguntas aos mecanismos de pesquisa.

O que é Topic Cluster e como utilizá-lo?

O Topic Cluster é uma tática de Marketing Digital baseada na construção de diversos materiais, a partir de um tópico em comum. Assim como o próprio termo em inglês, “cluster” significa grupo ou aglomerado.

Metaforicamente, podemos dizer que o Topic Cluster funciona como uma espécie de teia. Os recursos, sejam eles visuais e/ou textuais, ligam-se uns aos outros conforme a derivação do assunto, com o objetivo de aprimorar as ferramentas de SEO.

No entanto, esta estratégia de SEO atua melhor do que as práticas mais tradicionais. Antigamente, a ordem era trabalhar sobre palavras-chave e buscar o máximo possível de backlinks para ser notado pelo Google.

Na contramão destes métodos, a plataforma aprimorou sua tecnologia, reciclando algoritmos para ser mais assertiva nas respostas e entender aquilo que o internauta realmente objetiva saber.

Ou seja, a experiência do usuário em um portal que planeja suas publicações a partir dessa estratégia é muito mais assertiva. Isso porque o Topic Cluster ao mesmo tempo que aborda um tema de maneira ampla também procura responder às perguntas específicas do visitante. E isso faz com que o usuário fique ainda mais tempo no site.

O intuito é acompanhar um eixo temático e também desenvolver conteúdos que se retroalimentam. Isto fará com que o SEO reconheça seu material como confiável e tornará o site referência sobre os temas trabalhados. 

Entenda, agora, como pôr este conhecimento em prática e fazer as pazes com o Google.

Colocando em prática a nova técnica em SEO

Vamos começar ilustrando um exemplo concreto. Digamos que você queria produzir conteúdos sobre música erudita a partir de uma visão contemporânea. O primeiro passo é identificar quais tópicos você quer abordar sobre o tema. Ou seja, você deve criar tópicos secundários. Como:

  • Os benefícios de escutar música erudita todos os dias;
  • A música erudita te deixa mais inteligente: entenda o porquê;
  • Conheça as obras de música erudita mais aclamadas.

Criados todos estes materiais, escolha uma página à qual dar mais relevância e torne-a um conteúdo pilar e de referência aos tópicos secundários. Todas as outras devem possuir links para esta e vice-versa. A partir do exemplo da música erudita, o conteúdo fundamental poderia ser “O melhor da música erudita contemporânea que você precisa conhecer”.

Por último – e não menos importante -, é preciso linkar esses conteúdos uns aos outros para gerar uma rede de informações sobre o tema. 

Um modo de fazer isso, conforme o exemplo utilizado, seria direcionar para o post “A música erudita te deixa mais inteligente: entenda o porquê” dentro de um link building sobre inteligência em “Os benefícios de escutar música erudita todos os dias”.

5 passos para aplicar o Topic Cluster!

 A seguir, vamos sintetizar em 5 passos a implementação da técnica nos seus negócios.

1- Faça uma boa pesquisa de palavras-chave

Identifique quais são as palavras relacionadas ao produto e/ou serviço. Uma vez que você conhece suas personas e sabe o que precisa divulgar, pesquise em ferramentas adequadas quais são os termos mais buscados dentro deste nicho.

Dentre as opções disponíveis, o Google Trends é uma excelente alternativa.

2- Selecione o tema do Topic Cluster 

A partir do item anterior, basta ver qual grande temática abrange melhor as palavras-chave selecionadas. O mais importante é escolher algo que gere um bom número de conteúdos a seu respeito.

3- Produza os conteúdos necessários

Com o tema e as palavras-chave em mãos, é hora de pôr a mão na massa. Para isso, estabeleça uma ordem de prioridade aos diferentes artigos. O mais relevante será o conteúdo fundamental – ele deve ser mais extenso e aprofundado.

Por conseguinte, os demais devem ser produzidos a fim de que remetam a este. Lembre-se sempre de utilizar as palavras-chave no título para otimizar o SEO.

Vale ressaltar que o desenvolvimento de um Topic Cluster não limita-se apenas a blogposts. Outros formatos de mídia também podem ser incluídos para somar à importância do seu site.

Além disso, procure fazer posts de leitura fácil. Não utilize palavras e conceitos distantes do seu público e evite frases e parágrafos muito longos. 

4- Linke os materiais entre si

Além de gerar tráfego interno, os links internos ajudam o Google a entender sobre o que trata-se cada conteúdo. O segredo é escolher bem os textos âncora que serão utilizados. 

Dito isso, é essencial que o texto esteja relacionado ao conteúdo e possua boa notoriedade. Quanto melhor a pontuação, mais alto o rankeamento do material nas buscas.

Com essas práticas, você consegue obter o melhor da estratégia Inbound Marketing. Afinal, o tráfego é o caminho para engajar novos usuários e convertê-los em oportunidades reais.

5 – Porque o cluster de conteúdo é importante?

Conforme já mencionado anteriormente, os mecanismos de pesquisa tendem a recompensar as páginas melhores projetadas, em outras palavras, as que possuam backlinks e tenham conteúdos de qualidade para que o usuário possa ter a melhor experiência possível.

De um ponto de vista mais estratégico, a clusterização de conteúdo auxilia a sua página ser encontrada mais facilmente pelos usuários. Portanto, vale a pena investir esforços em tornar a sua página mais veloz e segura, por exemplo. Isso irá garantir resultados orgânicos ainda melhores.

Sob o mesmo ponto de vista, um conteúdo de qualidade disponibilizado no seu site faz com que mais pessoas caiam no seu funil de vendas. 

Por isso, pense em inserir ao cluster diferentes formatos de materiais. Infográficos, por exemplo, são conteúdos que utilizam da imagem para passar uma informação e são amplamente compartilháveis, ou seja, são ideais para o topo do funil. Já formatos mais densos, como e-books, são recomendados em fases intermediárias, visto que exigem maior disposição do leitor.

A medida que suas peças forem conquistando o público, o Content Topic Cluster faz a ligação ideal para que a sua empresa possa conseguir informações dos clientes. Também conhecido como gerar leads.

Dessa forma, com conteúdos relevantes ao público e peças assertivas para cada público-alvo, é muito provável que a sua marca passará a ser autoridade dentre a concorrência, podendo significar grandes resultados para o seu negócio.

6 – Divulgue os conteúdos

Planeje a divulgação dos materiais produzidos. Seja nas redes sociais, ou por e-mail, compartilhe com seu público os conteúdos publicados. Esta é uma forma de fazer o Cluster chegar até mais pessoas. 

Última dica: continue otimizando o Topic Cluster. Produza novos posts a partir de temas derivados e fortaleça ainda mais a linkagem interna do seu portal.

Na Gummy, temos experiência e profissionais qualificados para desenvolvermos juntos uma estratégia de Marketing de Conteúdo assertiva. Ficou interessado? Entre em contato!

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